O Memorial 

   O Memorial Augusto dos Anjos foi criado em 2006, pelo do governo do Estado da Paraíba, através do IDEME (Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual), recebendo aporte financeiro do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos (FIC). Desde sua abertura, o MAA é administrado pela Prefeitura Municipal de Sapé.

 

    Os bens culturais que compõem o núcleo inicial do museu fazem parte do complexo arquitetônico pertencente à família de Augusto dos Anjos, passando posteriormente para a família Ribeiro Coutinho, que perdeu parte das terras em pendências judiciais. Hoje, com exceção da sede do museu, localizado na antiga casa de Guilhermina, ama de leite do poeta, da capela, da casa onde nasceu o poeta (totalmente descaracterizada), do pé de tamarindo e do lago, tombados pelo patrimônio histórico e de propriedade da Prefeitura Municipal de Sapé, as terras pertencem ao Incra, que as cedeu para formação de assentamentos rurais.

 

     Em um espaço que comporta cerca de 70 pessoas são proferidas palestras, exibidos alguns pertences de Augusto e seus familiares. Além disso, é possível conhecer, através de painéis aspectos da vida e obra do poeta. O MAA conta ainda com biblioteca voltada ao universo anjosiano, cópias e documentos originais pessoais, entre outras raridades.

 

    No mês de Maio de 2016, dez anos após a criação do MAA, a Prefeitura Municipal de Sapé em parceria com o Grupo Energisa entregaram a reforma de adequação do Memorial tendo como objetivo melhorar o atendimento ao estudante e ao turista que vierem visitar o local. Hoje ao visitar o MAA o turista tem acesso a documentos raros e originais da família de Augusto bem como a apresentações que retratam a vida e obra do poeta.

 

      O visitante pode ter acesso ainda a capela, onde o vate foi batizado, além do famoso pé de tamarindo local esse onde compôs alguns de seus renomados poemas, sendo o mais famoso e em homenagem à arvore o poema “Debaixo do Tamarindo”.

 

      As visitas são acompanhadas por Guias de Turismo Credenciados pelo Ministério do Turismo e Condutores do próprio MAA e precisam ser agendadas.

Texto: Secretaria Executiva de Cultura, Esporte e Turismo
Foto: Rafael Varandas e Rizemberg Felipe

fic.png
energisa.png
prefeitura.png
LogomarcaMuitoMaisQueSoleMar.png
RODAPÉ_2.png
RODAPÉ_1.png